Perguntas e Respostas
Nesta parte do site disponibilizo perguntas e respostas recebidas através da plataforma QUORA ou mesmo por e-mail ou whatsapp. Tento dar sempre que possível respostas consistentes e ao mesmo tempo curtas. As perguntas estão classificadas por assuntos e "sub-assuntos" para melhor organização, porém, atente para o fato de as vezes uma pergunta poder se enquadrar em mais de um tópico e nem sempre poderá estar presente em todos. Caso queira enviar sua pergunta também, pode fazê-lo através de mensagem no formulário existente neste site, whatsapp, e-mail ou através da plataforma Quora. Abaixo você verá a data da última atualização para que saiba se existem novas respostas desde a última vez que visitou o site.

 

Data da última atualização: 06/05/2023

A leitura pode mudar o pensamento de alguém?

Com toda certeza! A leitura estimula diversas áreas do cérebro, nos ajudando a desenvolver diversas habilidades, desde aquelas ligadas à linguagem, passando por criatividade, raciocínio lógico e até empatia!

Quais são as melhores maneiras de incentivar as crianças a ler?

Este é o tipo de pergunta que é difícil responder de forma curta. É necessário um trabalho constante e também saber como fazê-lo. Estimulações incorretas podem causar aversão ao invés de atração. São várias possibilidades e ações necessárias, que podem variar de acordo com as crianças envolvidas, o meio em que vivem e o grau de aversão aos livros.

Por que os humanos são tão propensos às superstições?

Pesquisas indicam que a crença em superstições é inversamente proporcional aos conhecimentos científicos, ou seja, quanto mais se tem conhecimento das ciências, menos se acredita nas superstições. O homem busca sempre dar sentido a sua vida e também fugir de problemas, achar soluções para suas aflições. Isso tudo buscando o menor esforço possível. Assim, é cômodo e atrativo para aqueles que não possuem conhecimentos aprofundados em determinada área acreditar que algo bem simples possa o livrar de problemas.

Por que as pessoas sempre concluem que alguém que não está interessado nas coisas do dia a dia esteja com depressão?

A falta de informação correta, falta de pesquisa e até leitura faz com que as pessoas "achem" muitas coisas que não procedem. Somado a isso temos uma sociedade que acredita muito em especialistas de whatsapp e redes sociais e pouco naqueles que são especialistas de verdade.

Acho estranho quando escuto "pensamentos geram comportamentos". É como se já estivesse no indivíduo e não precisasse de uma interação prévia com o ambiente, isso está correto?

O pensamento pura e simplesmente nem sempre. Apenas se forem repetidos à exaustão a ponto de se transformarem em condicionamento. Pode gerar ou não, dependendo de cada caso. Mas sem dúvida que vivências anteriores são mais relevantes para os comportamentos futuros do que um pensamento iniciado do nada.

Todos sabem que o ideal de horas de sono é entre 7 á 8 horas. Mas, e 6 horas e meia? É dito que 6 horas fazem mal, mas, 6 horas e meia também?

Nem 6 horas nem 6 horas e meia e nem menos que isso fazem mal!!!! Já se sabe que existem pessoas com necessidades de sono diferentes. Assim, uma pessoa que dorme 5 horas, 6 ou 6 e meia não necessariamente é insone. Se sabe se a pessoa tem algum problema ou não pela forma como acorda. Se dorme pouco mas sempre acorda bem, com disposição, sem dores de cabeça, então não há com o que se preocupar.

Qual é a relação entre o sono e a memória?

Toda. Tudo que adquirimos de informação durante o dia na verdade fica armazenado em memórias de curto prazo, operacionais. Quando dormimos é que elas são "passadas a limpo" em memórias de longo prazo. Esse processo é chamado de consolidação de memórias. Problemas com o sono, uso de remédios para dormir e outros afetam diretamente a memória.

É normal ter sensações táteis e gustativas durante sonhos?

Sim. A Princípio não indica nenhum problema. Devemos ter em mente que tais sensações são produzidas pelo cérebro quando estamos acordados e quando sonhamos dependendo das memórias que estão sendo processadas podemos ter a reprodução de tais sensações também!

Estou dormindo muito profundamente ultimamente, mas me sinto normal, até agora. Devo me preocupar? Há algum motivo para as pessoas dormirem mais profundamente do nada?

Desde que não esteja fazendo uso de remédios como benzodiazepínicos ou drogas, nada a se preocupar. E sim, há muitos motivos possíveis, dentre eles a sobrecarga cognitiva e de estímulos.

Por que nós sonhamos com aquilo que tememos e queremos evitar a gente sonha?

Na verdade sonhamos com tudo. O que ocorre é que nem sempre lembramos. Acontece que durante o sono é que se dá a consolidação de memórias, que é um processo de organização e fixação do que vivenciamos durante o dia em meorias de longo prazo. Acredita-se que os sonhos tenham relação com esse mecanismo de consolidação. Sonhos "absurdos" seria o cérebro buscando sentido ou associações de coisas que até então não fazem sentido para que possa memorizar adequadamente. Esse processo de consolidação precisa selecionar o que deve ou não ser armazenado, visto que seria impossível armazenar tudo. Um dos critérios para esta seleção é o envolvimento emocional que se tem com o fato. Temer algo é se envolve emocionalmente com este algo, assim, torna os eventos que envolvem isto que se teme prioritário nesse processo. Simplificando, é por aí…

O que fazer quando estou com uma insônia?

Primeiro: identificar se realmente está com insônia ou se não está precisando dormir. Essa historinha que todos precisam dormir 8 horas no mínimo já se sabe que é balela. Só quem não está atualizado ou até médicos que não se informaram sobre as novas pesquisas sobre o assunto seguem repetindo esta informação como regra para todos sendo que para alguns não se aplica. Quanto ao que fazer CASO SEJA um caso de insônia de verdade, depende muito de saber o porquê ocorre, são várias possibilidades!

----

.

Uma pessoa consegue quebrar o limite de 127 pensamentos ao longo do dia?

Esse limite é mito, não existe!

A leitura pode mudar o pensamento de alguém?

Com toda certeza! A leitura estimula diversas áreas do cérebro, nos ajudando a desenvolver diversas habilidades, desde aquelas ligadas à linguagem, passando por criatividade, raciocínio lógico e até empatia!

O professor Pier Luigi Piazzi insistia na tese que o QI não era genético e sim uma habilidade treinada.. Falando sério aqui, com sua experiência na docência, você acredita msm q QI é algo treinado?

A pessoa pode ter características inatas que favorece ou não um raciocínio mais lógico, apurado, etc, porém, é uma tendência que pode ou não se desenvolver dependendo de muitas variáveis. Quando se desenvolve mesmo assim depende de muita coisa. Dentre essas variáveis estão o ambiente de desenvolvimento, vivências, estímulos etc… assim, mesmo pessoas com uma tendência menor se corretamente estimuladas e com ambientes e vivências também adequadas poderão ter o tal QI bem maior que outros que possuem essa tendência inata maior porém estimulações e vivências empobrecidas. Em suma, o QI é um somatório de vários elementos e a tendência inata apenas mais um deles…

TDAH é um transtorno subdiagnosticado? Porquê é erroneamente diagnosticado errado como Bipolaridade com tanta frequência?

Eu o consisero SUPER diagnosticado. Ele normalmente é erroneamente diagnosticado e confundido com tudo, principalmente coisas que não são TDAH são tidas como sendo.

Pessoas com TDAH podem ter mais falta de empatia em comparação aos neurotípicos?

Até pode, mas isso não significa que seja uma característica do TDA ou TDAH. Simplesmente uma característica de uma pessoa que tem TDA. Se essa falta de empatia for exacerbada, bom ver se não está erroneamente diagnosticada com TDA, podendo estar enquadrada até como sociopata ou psicopata, problemas esses que geram problemas com o foco e a atenção também.

Se o Venvanse causar leve euforia nos primeiros dias significa que não é TDAH?

Veja bem, estamos com uma "modinha" do TDA/ TDAH…. Tai algo que está sendo super diagnosticado. Tudo é tido como TDA e remédios que causam sim danos futuros são prescritos muitas vezes sem critérios. Dão a sensação de uma melhora no momento, mas nem sempre o preço que se paga compensa. Impossível falar se o diagnóstico está correto ou não em uma pergunta na internet sem conhecer as situações de perto e avaliar o indivíduo. Seria irresponsável.

Qual é o limite da capacidade humana de aprendizado?

Não há resposta para esta pergunta. Ainda não se chegou a esse limite nem em pesquisas.

Quais são os principais benefícios da aprendizagem de idiomas para o cérebro?

Quem aprende vários idiomas terá a vantagem de saber vários idiomas. Ponto. Claro que há, DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, estímulo a áreas de linguagem, codificação etc, porém, o mesmo ocorreria com outros aprendizados que não de idiomas. Penso que não podemos falar de um efeito direto do idioma sobre o cérebro a ponto de citar uma capacidade maior para fazer algo…. Leitura quando frequente e diversificada promove até mais estímulos!

É possível fazer alguma coisa pensando que não tem capacidade para fazer?

Possível é, mas certamente não será feito com o melhor desempenho e qualidade!

Qual é a melhor maneira de superar o fracasso?

Na verdade o fracasso em algum projeto de vida não deveria afetar tão fortemente o indivíduo se ele cresceu sabendo lidar com frustrações. Deveria ser inclusive uma forma de adquirir experiências no sentido de aprender a não gerar mais problemas que levem a ele, porém, quando pais e educadores protegem o indivíduo de se frustar quando criança/adolescente, certamente isso gera problemas em ser lidar com o fracasso. Quando a dificuldade em lidar com o fracasso já está instaurada pela criação, devo dizer que não é rápido nem mágico se reeducar para isso. É necessário força de vontade (o querer de verdade) e a orientação adequada. Boa sorte!

É melhor ser perfeito ou ser humano?

Humano, pois além de ser o que naturalmente somos, é o possível. É impossível sermos perfeitos. Uma busca utópica e insana. Isso considerando que o significado de "humano" ao qual você se refere é ser imperfeito, ser como naturalmente somos.

Quais são os esportes/jogos e passa tempos preferidos de pessoas inteligentes e de alto qi?

Qualquer um, depende das características inatas do indivíduo bem como suas vivências e gostos pessoais. Não há regras. Não é porque seu QI é alto que obrigatoriamente preferirá esse ou aquele jogo.

O que fazer, pois me sinto triste em algumas ocasiões que acontecem na minha vida, mas não consigo chorar, se algum acontecimento acontece eu não choro muito, só choro uma vez e nunca mais. Quando eu lembro daquilo, mesmo que ainda esteja doendo, eu não consigo chorar?

Os seres humanos não possuem um comportamento padronizado, matemático. Cada pessoa possui sua vivência, sua personalidade, características inatas e outros fatores que interferem nesse tipo de comportamento. Chorar ou não chorar não é o mais relevante. Importante e não tornar a melancolia e tristeza em um processo depressivo. Se as situações se tornarem muito incômodas e frequentes, importante ter o apoio de um profissional.

Existe ajuda médica para pessoas ansiosas que se magoam facilmente?

Claro que existe ajuda, porém não penso que deva a princípio buscar um médico e sim um bom psicólogo…

Pessoas ansiosas como eu são mais sensíveis?

Não necessariamente…

É mesmo possível diagnosticar ansiedade a partir de um exame de sangue?

Existem marcadores que indicam e sinalizam efeitos do estresse, ansiedade e outros, mas não tem como olhar o exame e afirmar que o indivíduo tem ansiedade somente por ele, principalmente porque os marcadores não tratam somente de efeitos da ansiedade...

Quais são os principais benefícios de meditar?

O principal é o controle da ansiedade.

Checar o telefone é tão contagioso quanto bocejar?

Situações diferentes.O bocejo é contagioso porque sua visão ativa áreas chamadas de neurônios espelho e outras que fogem ao controle do córtex pré frontal do cérebro e por isso geram uma imitação em quem está vendo. Já checar mensagens no celular não tem este mesmo efeito, tendendo mais para o hábito, TOC ou vício.

Qual é o impacto dos jogos eletrônicos na saúde mental?

Pode ter muito impacto ou nenhum, depende. O que gera consequências não é o jogo em si mas como o indivíduo lida com isso. Da mesma forma que tem gente que bebe e não vira alcoólatra, tem gente que joga e nada de ruim ocorre, pelo contrário. Por outro lado alguns bebem um gole e viram alcoólatras assim como os que jogam e possuem diversos efeitos negativos deste uso do jogo. Vários são os fatores que podem fazer com que a pessoa tenha bons ou maus efeitos, que incluem tendências inatas, vivências, relacionamentos sociais, etc.

O que pode guardar mais informações, um cérebro humano ou um SSD de 500GB?

Claro que o cérebro. O SSD não é nem de longe equivalente a capacidade do cérebro!

A memória é infinita?

Certamente não. É um meio físico de armazenamento que não permite upgrade em termos de capacidade (diferente de computadores), assim, como todo meio físico possui dimensões e limites, porém, ainda não chegamos a um ponto de conhecer a real capacidade e esses limites.

Como eu posso melhorar minha memória?

Não existe uma resposta mágica, porém, podemos dizer que diversas coisas contribuem para uma boa consolidação de memórias, como uma boa noite de sono, preparação para este sono, respeito às necessidades do corpo (não se forçar a dormir fora do horário de sono natural ou por mais ou menos tempo), evitar a todo custo remédios para dormir, drogas e bebidas alcoólicas, ter rotinas de estudo e leitura adequadas. É um longo assunto.

Existe alguma maneira de melhorar a memória?

Muitas. Mas não acredite em fórmulas mágicas divulgadas por supostos "doutores" na internet ou TV. A memória precisa de muitas coisas para que funcione bem. Se ela não está ok, a causa pode ser desde problemas com o sono, dormir em cômodo com muita gente, problemas alimentares, digestivos, respiratórios, vitaminas (especialmente do grupo B) e muitas outras possibilidades.

Qual é a relação entre o sono e a memória?

Toda. Tudo que adquirimos de informação durante o dia na verdade fica armazenado em memórias de curto prazo, operacionais. Quando dormimos é que elas são "passadas a limpo" em memórias de longo prazo. Esse processo é chamado de consolidação de memórias. Problemas com o sono, uso de remédios para dormir e outros afetam diretamente a memória.

Por que alguns cheiros ativam memórias mais intensamente do que outros?

Tudo depende da carga emocional envolvida com a memória que é vinculada ao cheiro. Um cheiro existente no ambiente quando ocorreu algo emocionalmente muito forte será armazenado de forma mais clara para o cérebro do que um cheiro envolvido com algo de menor relevância…

Como um psicologo consegue indentificar um paciente psicopata?

Existem protocolos para avaliação de características, dentre elas a fundamental é a falta de empatia. Lembro que hoje já se sabe que a psicopatia, diferente da sociopatia é inata, ou seja, uma característica que vem com a pessoa. A criação e vivência podem amenizar porém a característica estará sempre lá. Um bom profissional seguirá diversas etapas dentro dos protocolos preconizados até chegar a esta conclusão.

Qual a explicação científica para tratamentos de homeopatia trazerem resultados positivos em rebanhos de gado?

Não há evidência científica desses resultados. Existem muitas variáveis quando o assunto é doença. Um conjunto de fatores pode ter interferido para os resultados, o que não significa necessariamente ter sido exclusivamente por causa da homeopatia. Vale aqui observar que alguns efeitos observados em humanos como efeito placebo e viés de adesão possuem pesquisas em animais e demonstram que existem em algumas espécies também e podem ser variáveis a serem consideradas no caso.

A oração pode curar doenças?

A oração em si não. Porém o chamado efeito placebo que ela gera sim. Na prática, não é a oração é o que vc acredita, que pode ser oração, feitiçaria, superstição, suco Tang ou qualquer outra coisa. No meu podcast já falei sobre esse assunto com mais detalhes.

Como um dia agressivo na vida de um adolescente pode afetar ele pela vida inteira (dia agressivo na família)?

Depende muito. O ser humano não tem precisão matemática. Cada um reagirá de uma forma dependendo de muitas variáveis. Alguns podem não alterar em nada seu futuro, outros podem se matar…Realmente não há regra. Depende.

A que horas os homo sapiens iam dormir há 150 mil anos? É possível ter certeza?

Com o cair da Noite. O que sabemos é que diversas estruturas evoluíram até o homo sapiens para preparar o indivíduo para o sono quando há uma mudança na luminosidade do ambiente. Hora exata impossível saber, assim como hoje TB não conseguimos (existem vespertinos, matutinos, etc).

Como um adolescente fica quando está com fome, com sono, etc? Ele fica irritado? Agressivo? Impulsivo?

Depende! Não existe regra. Cada indivíduo é único e reage de acordo com características inatas e formadas pelas vivências.

Por que adolescente gosta tanto de briga?

Depende. Isso não é uma regra. Mas aqueles que possuem essa característica, isso se dá porque o córtex pré frontal que regula o comportamento social, gerencia análises de consequências dos atos e até limites e autocrítica não está ainda maduro. Essa área amadurece por volta dos 34 anos, ocasião em que aí sim essas habilidades ficam sob controle. O adolescente por não estar maduro perde o controle de seus atos, não tem visão do social etc e pra complicar está em uma fase de mudança intensa, reafirmação, mudança de paradigmas. Principalmente aqueles que cresceram protegidos pelos pais das frustrações vão tender a impor suas vontades na base da briga.

Como a ausência paterna dos 15 aos 16 anos pode mudar o comportamento de uma pessoa?

Em nada ou em tudo… Depende de como é o indivíduo, suas vivências e formação bem como do pai do indivíduo e seu comportamento… enfim, não há regra nem reposta sem avaliar a situação. Mas posso afirmar que dependendo não faz a menor diferença mesmo, mas por outro lado pode mudar o destino da pessoa…

Os jovens de hoje em dia perderam um pouco da capacidade de interação social ou é só impressão?

Perderam e muito. Culpa da permissividade e superproteção em suas criações disfarçados de tolerância, acolhimento, compreensão das dificuldades enfrentadas, etc. Estamos errando muito na educação tanto escolar quando de família. Estamos focando em uma polícia do politicamente correto e deixando de cuidar de coisas básicas e fundamentais na criação. Hoje se considera normal se uma criança "senta a mão" na cara dos pais no meio de um shopping: "ah… ele tem temperamento forte, devemos acolher!"… Erros grosseiros. É uma longa discussão.

Você colocaria seu filho (se tivesse 11 anos) em uma escola que tem prova toda quarta feira? Ou acharia isso puxado pela idade dele?

Colocaria tranquilamente. Se ele estuda direito, aprende os conteúdos, as provas são apenas mais uma atividade. O problema é que os alunos estão estudando para prova e não mantendo uma rotina de estudos para aprender de verdade. O resultado são crianças que no ano seguinte não lembram quase nada do ano anterior. Eu diria mais: Gostaria ainda mais se as provas fossem em dias alternados sem aviso prévio.

Geralmente escuto casos de crianças e adolescentes que tomam aulas particulares para melhorar na escola, mas existem alunos de universidades que tomam aulas particulares para melhorar ? Se sim, você ou seu filho já tomou aulas particulares?

As pessoas estão estudando de forma errada, adotando hábitos diários e de estudos totalmente equivocados, e o ensino e a aprendizagem piorando a olhos vistos. Inclusive gestores de escolas e educadores indo na contramão do que seria o ideal para um aprendizado de qualidade. Uma simples readequação do dia a dia seria suficiente para não precisar de aulas de reforço. No meu podcast já falei sobre esse assunto com mais detalhes.

Por que recomeços são tão tristes e entediantes?

Não eram pra ser… Talvez o recomeço não esteja sendo encarado e realizado da forma adequada… Tudo depende de sua percepcão sobre este recomeço. Se suas vivências te levam a tê-lo como uma nova oportunidade, não será entediante, porém, se você se desenvolveu imaginando que recomeços são apenas retrabalhos, aí realmente será entediante!

Como não perder a calma quando cuidamos de idosos problemáticos?

Se informando sobre como você estará daqui a alguns anos. Pensando que vc já foi cuidado por eles quando você era intolerável. Se preparando psicologicamente para isso, se não der conta sozinho contando com o apoio de profissionais que possam te ajudar a lidar com isso…

Eu ja passei por situações muito humilhantes mas raramente eu chorei, passo por muita humilhação e passo meses sem chorar, mas isso fica me doendo o tempo todo, pq sou assim?

Características de sua personalidade, criação e vivências. Se isso te faz mal, seria legal buscar um profissional competente que certamente conseguirá te ajudar a mudar isso e ter uma vida bem mais leve.

Por que as pessoas agem como umas doentes comigo?

Serei muito objetivo: porque você permite.

Por que me irrito tão facilmente com coisas pequenas?

Desculpe, mas esse é o tipo de resposta que depende de conhecer e avaliar suas características inatas, aspectos das vivências etc. Quem te der uma resposta rapidamente para isso estará sendo inconsequente e/ou copiando respostas prontas de sites e chats inteligentes da internet. Este tipo de coisa é muito pessoal e depende de vários fatores, podendo ter causas patológicas, psicológicas, neuroquimicas, inatas, etc …

Como saber se o meu amigo é tóxico comigo em comparação a como ele tratas outras pessoas e a como ele me trata?

Veja bem, cada pessoa é única, cada relacionamento é único e depende de inúmeras variáveis. Assim é perfeitamente normal que uma mesma pessoa trate várias outras de formas distintas, dependendo de afinidade, vivências, percepções do outro…. Considerando isso, penso que você não deve querer comparar o seu relacionamento com um amigo com o relacionamento dele com outros. Você é você e os outros são os outros. São situações incomparáveis. Se ele é mais tóxico com um ou outro certamente é porque a percepção dele de um e outro é diferente. O que deve ser o foco aqui é se ele é toxico ou não com você, se te faz ou não mal, se deve se afastar dele ou impor limites ou não.

Existe uma relação entre as emoções que sentimos e a aparência do nosso rosto?

Não necessariamente uma determinada emoção tem uma reação x corresponde no rosto. O que ocorre é que existem áreas do cérebro que lidam com conflitos, situações de estresse, tristeza e outras que de alguma forma são conectadas com áreas motoras, então, quando alguma emoção como essas foge ao limite "normal" de trabalho, ele pode disparar algum movimento motor (movimento de músculos) que mudam expressões faciais ou mesmo promovem movimentos de mãos, dedos e membros. Tem pessoas que quando estão tristes ficam com expressões características, outras não mudam o rosto mas adoram uma postura da coluna mais curvada, outras as duas coisas e assim por diante. Apesar de um bom número de pessoas tenderem a ter as mesmas mudanças corporais, isso não é uma regra e pode variar muito de pessoa para pessoa, com algumas não apresentando mudança alguma, então, pode-se cometer muitas injustiças ao se julgar os outros por suas expressões e posturas corporais.

Acho estranho quando escuto "pensamentos geram comportamentos". É como se já estivesse no indivíduo e não precisasse de uma interação prévia com o ambiente, isso está correto?

O pensamento pura e simplesmente nem sempre. Apenas se forem repetidos à exaustão a ponto de se transformarem em condicionamento. Pode gerar ou não, dependendo de cada caso. Mas sem dúvida que vivências anteriores são mais relevantes para os comportamentos futuros do que um pensamento iniciado do nada.

O que cria a realidade: o observador ou o observado?

A nossa percepção da realidade é uma criação de nosso cérebro com base nos estímulos sensoriais recebidos, que são muito falhos. Ele então os "completa" e nós da a sensação da percepção da realidade. Isso é feito com base em conhecimentos anteriores e vivências. Podemos então dizer que a realidade percebida por um indivíduo pode e é diferente da realidade percebida por outro. Em suma: A realidade é criada pelo observador, mas usando elementos do observado.

Por que um narcisista fica tão chateado que você o está ignorando, mesmo que já faça muito tempo que você não tem contato?

Porque ele gosta de ser o centro do universo, ter atenções voltadas para ele. Ser supervalorizado até em suas futilidades.

Em que momento o narcisista é realmente ele?

Em todos. Essa é uma característica. É o que faz ele ser quem é... Não há como dissociar ele das características dele. Ele é quem é também por causa do narcisismo.

Ser filho(a) de mãe narcisista faz com que eu acabe escolhendo um parceiro amoroso com a mesma condição ou com condições semelhantes a de um narcisista?

Não há regra. Cada pessoa é uma pessoa e reage e toma decisões com base em seus conhecimentos, vivências e memórias objetivas e afetivas. Então impossível falar de forma geral. O que posso assegurar é que não necessariamente.

Como conseguir receita de clonazepam? É muito difícil?

Desculpe, mas está querendo ter demência, dependência química, problemas de apetite, problemas de memória, e tantos outros? Este tipo de remédio é desastroso se usado no dia a dia. As pessoas estão abusando. Inclusive médicos, receitando mesmo sabendo que o uso é só para emergências. O estrago a médio longo prazo é gigantesco e irreversível. Se quer realmente passar por isso, busque um médico neurologista que se preocupe mais com o dinheiro da consulta que com sua saúde e peça. Ela vai dar várias e dizer que não tem problema em tomar, para voltar sempre que precisar! No meu podcast já falei sobre esse assunto com mais detalhes.

Qual é a desse médico? Meu amigo é um medico que defende a venda de benzodiazepínicos sem receita ele fala "receita so serve pra aumentar o tamanho do estado sobre o cidadão, sou um libertário que defende o fim do estado".

Médico que comprou diploma ou só quer saber de defender o seu e os outros que se lixem! Benzodiazepínicos fazem um estrago na vida de qualquer um. Não são para uso contínuo. Falo muito sobre isso em meu podcast.

Por que soprar um apito no ouvido de alguém danifica mais do que soprar diretamente no ouvido? O apito não reduzirá a energia geral?

O apito reduz a energia, porém, aumenta a vibração de estruturas receptoras de estímulos auditivos, que recebem o som como vibração. É mais danoso uma vibração excessiva do que a pressão do vento, que precisaria ser muito grande e compassada para gerar vibração equivalente.

O que é arreflexia?

É um acometimento no qual o indivíduo deixa de apresentar reflexos musculares que seriam normais. Por exemplo, quando se dá uma leve batida no joelho enquanto se está sentado e com a perna solta, o normal seria a pessoa ter um reflexo da perna ser puxada meio que como um chute. Uma pessoa com arreflexia não teria essa reação. Cabe ressaltar que as causas podem ser várias. Desde questões musculares até neurológicas como doenças Neurodegenerativas ou de condução nervosa (as mais frequentes), podendo acometer todo corpo ou apenas alguns grupos musculares.

Qual é o QI de um autista de alto funcionamento?

Depende. Não há como dar uma resposta que sirva para todos. O ser humano não é matemático. Cada um é cada um e o QI é um índice que não é determinante nem uma regra para todos os autistas tidos como de "alto funcionamento".


Informações

Para mais informações sobre meus projetos ou para consultas sobre participação em palestras, eventos, cursos ou mesmo desenvolvimento e gestão de projetos em tecnologia, utilize o formulário abaixo para entrar em contato comigo!